terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Minoxidil e Síndrome da Polimialgia - 3ª parte


- Série sobre Medicamentos para Queda de Cabelo e a Calvície: Minoxidil 

"A alopécia androgenética ou calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos e que provoca alterações nos cabelos, levando a um processo de miniaturização dos fios cujo resultado final é a calvície.



Entre os medicamentos com efeitos comprovados para o seu tratamento está o minoxidil tópico, que é aplicado no couro cabeludo e frequentemente indicado pelos dermatologistas.

Entretanto, vale ressaltar que o acompanhamento médico se faz necessário para evitar efeitos colaterais e/ou para esclarecer possíveis situações não descritas nem mesmo na bula do medicamento de uso oral, prescrito para o tratamento da hipertensão arterial (Loniten).


Efeito colateral raro e pouco conhecido


Nos anos 90, foi descrita por Dubost e Sauvezie, ambos pertencentes ao Hospital Saint-Jacques, localizado em Clermont-Ferrand, na França, a Síndrome da Polimialgia com o uso do minoxidil tópico.

Síndrome esta que raramente ocorre e é constituída por dor muscular acentuada, com predomínio na área dos ombros e região pélvica, fadiga, perda de peso e anorexia, sugerindo uma doença do tecido conjuntivo.


Foram detectadas pequenas alterações laboratoriais nas enzimas musculares e hepáticas durante o uso dos medicamentos.


Após o diagnóstico e a interrupção do uso do minoxidil, todos os pacientes evoluíram para a remissão total dos sintomas e do quadro laboratorial em 2 a 4 semanas.


O mecanismo pelo qual esta reação adversa ocorre permanece desconhecido. Portanto, este é um alerta importante ao dermatologista e aos usuários de minoxidil, que podem se deparar com esta síndrome e descartar a relação entre causa e efeito".

Fonte: Ann Med Interne (Paris). 1990;141(5):425-8.
Colaboração: Dr. Inácio Faver - Dermatologista
Fonte: http://www.dermatologia.net/novo/base/noticias/minoxidil_polimialgia.shtml


Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

Nenhum comentário:

Postar um comentário