domingo, 21 de outubro de 2012

O que causa a perda dos cabelos?

Ao longo de todas as matérias aqui do blog eu venho alertando quanto a fragilidade do aparelho pilo sebáceo. Na série "Medicamentos para queda de cabelo e a calvície", o foco principal será o que as pessoas estão usando para combater a tão temida perda dos cabelos. Mas, antes é necessário entendermos alguns pontos.

Não são poucas as pessoas, são homens, mulheres e até crianças que sofrem com problemas capilares no mundo todo.
Sofrem com a queda dos cabelos, a calvície, o ressecamento fios, a caspa seca ou a oleosa, dor e coceira no couro cabeludo, sofrem com a foliculite, a alopecia areata, os cabelos quebradiços, entre tantos outros problemas.

Muitos são os fatores que afetam o aparelho pilo sebáceo levando-o à queda, quebra ou enfraquecimento dos fios, como a inflamação e infecção aguda sistêmica, medicamentos, químicas capilares como o uso de formol utilizado em escovas progressivas, coloração, cremes alisantes, problemas hormonais, dieta pobre de certas vitaminas e sais minerais. Os motivos não param...

Você pode estar com queda de cabelo devido a um estresse físico e/ou emocional, a uma febre alta ou infecção grave, um pós parto, ou uma cirurgia de grande porte, doenças infecciosas como a sífilis, excesso de higienizações com "shampoo cosmético" mal formulado, excesso de escova e secador, um procedimento por radiação, anemia, entre outros. 

Após identificado o problema e orientado os cuidados necessários rapidamente os fios voltam ao seu crescimento normal.
-* Salvo em alguns casos, onde os fios não param de cair e não ocorre a sua reposição natural com o nascimento de novos fios. Nesse caso a queda aponta para alguma alteração desencadeada na região bulbar, o que leva esse "tempo" de epilação por vezes até considerado rápido, se prolonguem por meses, o chamado Eflúvio Telógeno Crônico. Que tão logo percebido e identificado deve seguir tratamento adequado, de preferência numa clínica especializada.

A queda dos cabelos e a calvície são patologias distintas e agem no folículo piloso, na raiz do cabelo durante um tempo determinado e com formas diferentes de apresentação. Algumas pessoas no momento da consulta na Clínica Saúde Capilar são informadas de estarem apresentando tanto uma queda de cabelo por fatores já citados, bem como uma calvície genética, ambas agindo ali, no couro cabeludo como fatores importantes para perda dos fios.

E agora, qual o medicamentos para queda de cabelo e a calvície eu devo utilizar?
Até a próxima.


Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

Nenhum comentário:

Postar um comentário