segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Os Vilões do Alisamento 3ª Parte: Incompatibilidade das Químicas de Transformação

Quem já não ouviu falar do "hot Comb" (pente quente) ou do Henê? Os alisantes Tioglicolato de Amônia e Hidróxidos de Sódio, Cálcio e Lítio? As colorações com sais metálicos não estão de fora e suas incompatibilidades também não.

Esse é o nosso assunto de hoje: Incompatibilidade das Químicas de Transformação.

O Henê ainda é muito utilizado, principalmente em locais de baixa renda. Mesmo contendo substâncias tóxicas, danificando e muito a fibra capilar, o Henê e o "hot Comb” (pente quente) continuam a fazer muito sucesso.

Chegando a representar 22% do mercado brasileiro de cosméticos de transformação para cabelos, segundo a ACNielsen, empresa que realiza pesquisas de mercado. O Henê tem como principal atrativo o preço baixo, podendo ser aplicado em casa pela própria pessoa. Lembrando que tal prática, a de aplicar o próprio produto, não é indicado, o certo é procurar um profissional para que seja feita uma análise capilar e verificada a condição do fio.

O Henê é incompatível com qualquer outra química de transformação, não permite que nada seja aplicado sobre ele, mas a substância tolera bem qualquer química de base. Na União Européia o Henê é considerado uma substância tóxica e foi proibido o seu uso.

O pente quente como era conhecido na sua forma rústica, utiliza um instrumento de ferro, que é aquecido diretamente no fogo. Já na sua versão atualizada o "hot Comb” é aquecido numa espécie de forno elétrico. Logo que aquecido é passado nas mechas do cabelo.

Minha pergunta é, será que alguém já parou pra pensar a que temperatura esse “pente” ou "hot Comb” alcança? Claro que você consegue o liso, mas perde todas as propriedades mecânicas do fio. E com o uso da “prancha”, será que não ocorre a mesma coisa?

Cuidado com os excessos na hora da finalização.

http://patylabel.blogspot.com

Luzia Couto
Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 8892-7251

2 comentários:

  1. Oi Luiza, muito importante seus posts!!
    Sou da "nova geração" de cabeleireiras e tudas as suas informações são de enorme importancia.

    Gostaria de entender melhor sobre os aminoácidos e carbocisteinas. Poderia me mandar, links, materias?
    Desde j´agradeço e desejo sucesso
    Dé@ Brasil Cabelos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dé@ Brasil Cabelos
    Sua pergunta virou um post...
    Obrigado pelos elogios...

    ResponderExcluir