quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Especialista Tricologista Clínica responde dúvidas sobre queda de cabelo.

Muitas são as dúvidas envolvendo a queda de cabelo. Selecionei algumas perguntas e com o devido conhecimento em Tricologia e visão tricoterápica, pois também realizo tricoterapias que são tratamentos, é que respondo nesse artigo.

* Usar boné causa queda de cabelo?

Não diretamente, mas a transpiração intensa e freqüente,  proporcionada pelo uso de chapéu ou boné, pode levar a alterações do couro cabeludo, agravando quadros de oleosidade, caspas e dermatite seborréica que são coadjuvantes, dentre outros da queda dos cabelos.

* Estresse

O  estresse seja ele físico ou mesmo o emocional, provoca alterações hormonais significantes, que associado a outros sintomas pode, até mesmo, acelerar o processo de queda dos fios.
 
* Lavar, prefiro o termo higienizar, os cabelos diariamente aumenta a minha queda?

Apesar de muitos cabeleireiros e até dermatologistas alegarem tal fato ser um mito, eu digo que aplicar "shampoo" comum, repito "shampoo" comum todos os dias pode sim, aumentar a queda dos cabelos em pessoas que estão com alopecias instaladas e/ou em andamento.
 
Primeiramente por que "shampoo" cosmético comum, não contém princípios ativos que vão atuar de forma favorável à uma situação de queda, juntamente com todos os fatores que a envolve e as desordens causadas no couro cabeludo.
 
Concordo plenamente que o couro cabeludo necessite estar sim, livre de resíduo, detritos e acúmulos químicos, e que a higienização correta é feita com produtos naturais fitoterápicos purificantes e desintoxicantes. É disso que o couro cabeludo precisa para ser higienizado da forma adequada e combater a queda. Mesmo que em alguns casos seja essa higienização diária.
 
Mas na realidade o que vemos são "shampoos" mal elaborados com químicas das mais variadas, com agentes irritantes, alérgenos e se não bastassem com substâncias nocivas que  encapam os fios deixando-os hidrofóbicos, fazendo com que ao longo do tempo esses fios adoeçam também.

Continua....


Luzia Couto
Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 8892-7251

19 comentários:

  1. Olá doutora! Gostaria de saber se é possível que os cabelos mudem por causa de mudanças hormonais. Tenho 16, meus cabelos sempre foram lisos e de um tempo pra cá tenho observado que na raiz ele vem ficando com mais volume só que o resto do cabelo continua baixo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Talita...

    Sim, as alterações hormonais causam mudanças tanto no seu organismo como nos seus fios de cabelo. Outras situações causam transformações também na estrutura da fibra capilar, como por exemplo químicas de transformação.

    Comigo e com minha filha aconteceu o mesmo, tínhamos cabelos lisos e com o início da adolescência os cabelos encaracolaram, só que de forma natural.

    Acompanhe como seguidora nossos blogs

    www.belezamascomsaude.blogspot.com
    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É possivel que ele mude de novo ou vai continuar assim?

    ResponderExcluir
  4. Olá Talita...
    Apesar de não estar tão à par do caso, acredito que seus cabelos continue assim, não retorne a fase de infância.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelas respostas Doutora.

    ResponderExcluir
  6. Olá Talita...
    Não sou médica, sou especialista na área.
    Fico feliz em ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Ola Luzia, tenho acompanhado muito sobre a tricoterapia, tive quedas de cabelos recentemente e fiz um tratamento em minha cidade. mas ultimamente meu cabelo está com um volume que não tinha, queria fazer uma selagem, mas tenho lido tanto a respeito destas formulas que fico com medo. a única quimica que passo é a coloração.
    Desde já agradeço pela sua atenção.
    Rosa

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    O seu cuidado deve ser estender ao uso da coloração também. Visite o blog da Ervatto Fitoterápicos e conheça a forma adequada de proteger couro cabeludo e fios de cabelos no momento da aplicação de produtos para transformação.

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Luiza.
    Tenho notado que de uns meses pra cá todas as vezes que eu lavo meu cabelo tem caído muito. E até mesmo durante o dia ao passar as mãos alguns fios caem.
    Não sei se pode ser algum problema hormonal ou deficiência de algum micronutriente. O fato é que meus cabelos não tinham essa queda.
    Gostaria da sua opinião.

    ResponderExcluir
  11. Olá...

    Os dois fatores citados por você sim, podem causar queda.

    Outra coisa que tem aumentado muito a reclamação tanto aqui na clínica, e de forma geral são procedimentos químicos, como: coloração e alisamento.

    ResponderExcluir
  12. Sou homem. Tenho 26 anos. Percebi que com o passar de 5 anos ocorreu uma perda de cabelos na parte frontal da minha cabeça. Percebo algumas falhas, mas não uma perda total dos cabelos. Como também depilo o meu corpo, percebi que muitos fios voltam a crescer normalmente, enquanto outros não crescem mais; é se estivessem somente grudados no bulbo, mas não crescem de modo algum. Isso acontece em TODO o meu corpo. O que seria isso? Alguma patologia do meu organismo? Como resolver esse problema? Detalhe, exiuste uma diferença quando arranco os fios de cabelo que crescem normalmente e os fios que só ficam a pontinha, que não crescem: quando arranco o fio q cresce normalmente, sinto uma dor normal, já quando arranco o fio q não cresce, ele sai com uma bolinha branca e a dor é muito mais intensa, como se ele estivesse literalmente entupindo o bulbo capilar.

    ResponderExcluir
  13. Olá,desculpe-me pela demora no retorno.

    A perda frontal me parece uma Alopecia Genética em andamento “com o passar de 5 anos ocorreu uma perda de cabelos na parte frontal da minha cabeça. Percebo algumas falhas, mas não uma perda total dos cabelos”, na qual você pode buscar tratamento para a reposição de novos fios aqui na Clínica Saúde Capilar.

    Outra coisa, os fios ao serem depilados eles sofrem mudanças internas na região do bulbo, uns mais do que outros. No seu caso eu precisaria realizar um exame interno do fio para uma Percepção Diagnóstica.

    ResponderExcluir
  14. Olá Luzia! Há alguns anos venho buscando informações sobre uma intensa queda de cabelos que tem me acompanhado, de tal forma que hoje já se percebe que tenho bem pouco cabelo, mas sem "buracos". Tenho 24 anos e não uso química nenhuma (não pinto e não faço tratamentos de salão). Meu cabelo é entre ondulado e enrolado, e apenas uso shampoo, condicionador e leave-in após o banho. De uns tempos pra cá tenho feito frequentes hidratações, seguindo o cronograma capilar, mas meus problemas não melhoraram. ALém de queda de cabelos, nas pontas os fios são frágeis, com pontas duplas, pontos brancos e também os nozinhos no fio. O que pode estar acontecendo comigo? Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Devido há citação da queda dos cabelos, além "nas pontas os fios são frágeis, com pontas duplas, pontos brancos e também os nozinhos no fio." a minha indicação para você é de uma consulta para avaliarmos com calma e em detalhes todo o seu histórico capilar, entre outros aspectos que estão com certeza causando todos esses problemas.

    Não é normal, mesmo você cuidando tanto dos cabelos, "De uns tempos pra cá tenho feito frequentes hidratações, seguindo o cronograma capilar, mas meus problemas não melhoraram.", ele não apresentar um aspecto saudável, não é verdade?

    Na verdade seus cabelos estão doentes.
    Entre em contato por e-mail luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
    Sabia que você pode fazer o tratamento e a consulta online? Entre em contato e saiba mais.

    Luzia Couto
    Profissional Tricologista Clínica
    Iridóloga e Naturopata Capilar.

    luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
    www.clinicasaudecapilar.com.br
    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    Telefones:
    (21) 3703-9476
    (21) 98347-3886
    (21) 98892-7251

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Sou a Catherine, tenho 23 anos, eu tenho a pele muito sensível, sofro muito com caspa, é uma coceira insuportável o tempo todo, preciso lavar meus cabelos sempre, no máximo dia sim, dia não. Mas nem sempre foi assim, tenho os cabelos crespos, mas bem finos, no inicio da adolescencia eu apenas fazia escova e as vezes chapinha. Depois comecei a uzar várias químicas, usei amonia, guanidina, selagens... meu couro cabeludo foi bastante agredidos, varias vezes feriu, "atualmente" eu uso alisante a base de amonia e selagem a base de frutas cítricas, é um produto tricoterapico. Eu ja usei de tudo para caspa. Ha mais ou menos 1 ano atras meu cabelo ficou livre das caspas estava ótimo até eu fazer o alisamento, queimou no alto da cabeça, fez uma crostazinha q saia como caspa, de lá p cá já usei tudo, cetoconazol, gel de baboza, argila... até medicamento oral e nada, estou sem passar nenhum tipo de quimica faz 4 meses, tenho todo o cuidado de lavar, secar... uso o cetoconazol q alivia, mas só por um dia e resseca muito, a aparencia dele nao ta legal, ta me incomodando, mas as caspas estao me incomodando + ainda. Eu quero muito me livrar delas, se eu pudesse escovar tipo uma vez por semana eu nao me incomodaria em nao fazer quimica, mas eu tenho q lavar quase todo dia. VC tem ideia do q pode ser isso, o q posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catherine, tudo bom? Desculpe-me pela demora.
      Nada melhor Catherine do que tratar qualquer problema capilar com produtos naturais, não é verdade?

      Pela sua descrição o seu caso aponta para um total desequilíbrio do couro cabeludo. Por isso eu lhe indico uma consulta para avaliarmos em detalhes os possíveis agentes causadores internos e externo do quadro da capas.

      Entre em contato conosco pelo e-mail para maiores informações sobre a consulta. Trabalhamos com 4 tipos de consultas diferentes.

      Luzia Couto
      Tricologista Clínica, Iridóloga e Naturopata Capilar

      (21) 3703-9476
      (21) 98892-7251
      www.clinicasaudecapilar.com.br
      luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br

      Excluir
  17. Olá este tratamento tricologia ajuda a quem tem problemas de alopecia areata??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, tudo bom? Desculpe-me pela demora.
      Sim, atendemos casos de Alopecia Areata sim. Bom dia

      Excluir