sábado, 13 de agosto de 2011

Silicone – Amigo ou Vilão? 4

Hidratação com silicone, será possível??? 

Recebi muitos e-mails a favor e contra a minha matéria, segue abaixo respostas e comentários de algumas delas.

1. "Outros autores cabelereiros são a favor do silicone, dizem que protege o fio do calor excessivo devido a essa "película protetora" que o silicone forma nos fios alem dá brilho."

Resposta:
- De fato o silicone cria uma capa que "diminui" em parte a ação do calor sobre o fio, a questão é que essa película envolve o fio de cabelo, o que impede a saída e entrada de água.
Toda reserva de água do fio acaba sendo utilizada,  começando a desidratá-lo, já que a película de silicone impede sua reposição. É bom lembrar que “shampoo” comum encontra  dificuldade para retirar resíduos que o silicone deixa nos fios.

2. "...Os produtos de cabelo com silicone deixam o cabelo brilhante e macio, remove frizz, protege o cabelo do calor, e uns muitos mais. Minha cabelereira disse que é ótimo pros cabelos...” 

Resposta:
- O fato do silicone deixar os cabelos brilhantes e macios não o caracteriza como hidratante. O silicone, na verdade é pedra derretida em altas temperaturas e passado por 3 processos até seu estágio final. Como já postado em meu blog, apesar da aparência de óleo, não o é. 

3. “Sempre usei nos meus cabelos nunca tive problema...”

Resposta:
- Quando falamos em cabelos, falamos numa variedade imensa que vai de uma estrutura genética até a condição física atual do mesmo. Claro que existem cabelos que utilizam silicone e aparentemente estão "saudáveis", isso não quer dizer que em uma análise profunda, realizada por um profissional Tricologista e com os aparelhos devidos, não seja encontrado algum tipo de tricose na haste. Com a continuidade, não só do silicone como de outros produtos, pode se agravar tornando-se então um dano aparente, visível.


As fotos acima retratam um fio com Tricoptilose (pontas duplas) e outro com Tricoclasie, após uma Tricorrexe Nodosa, infelizmente o silicone utilizado para prevenir tal dano, propiciando proteção na hora da escova com secador, ou mesmo hidratando-o, acho que não funcionou nesse fio, né???

Ainda que por um tempo os danos não sejam percebidos a olho nu, não uso, não vendo e não indico o uso do silicone.

Até a próxima....

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251


Nenhum comentário:

Postar um comentário