quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Preste atenção na sua alimentação! 5

Recebi por e-mail um texto encomendado pelo Sesi  de São Paulo e realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), que trata do aproveitamento de folhas, talhos e cascas dos legumes, frutas e verduras que normalmente jogamos fora. Realmente caiu como uma luva às matérias aqui publicadas no link  Preste atenção na sua alimentação!
 
Foi realizada uma pesquisa com 19 alimentos e comprovou que, em muitos casos, os itens geralmente descartados podem ter até mais nutrientes que a polpa de frutas, verduras ou a folhagem de vegetais.

Um dos resultados mais surpreendentes foi o da cenoura  “A sua rama e casca são muito mais nutritivas que a polpa. Em 100 gramas da rama há quatro vezes mais proteína, três vezes mais vitamina C e quantidade ainda maior de Ferro do que na polpa”, destaca a nutricionista Tereza Watanabe, do Sesi/SP. “O fato é que, nas feiras, os vendedores sempre perguntam se queremos levar cenouras com ou sem rama. A cada dez pessoas, nove preferem sem. Infelizmente falta conhecimento à população”, comenta Tereza.

“Geralmente, as pessoas associam a banana como a principal fonte de potássio. No entanto, descobrimos que 100 gramas da casca do pepino é ainda mais rica em potássio que a banana. Além disso, a casca do pepino é riquíssima em fibras, o que torna a sua digestão mais fácil”, diz a nutricionista Tereza. 

A professora da Unesp Giuseppina Pace Pereira Lima destaca que 60% do lixo produzido no Brasil é orgânico. “Nosso lixo é o mais rico do mundo. Não podemos pensar que sementes de abóbora ou folhas do brócolis, por exemplo, são restos jogados fora”, diz.

Nunca é tarde para aprendermos...

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

Nenhum comentário:

Postar um comentário