quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

“LISTA DE COMPONENTES PERIGOSOS DE MUITOS COSMÉTICOS"

No ano passado em meio as minhas pesquisas, achei um texto muito interessante que falava de um site de venda de produtos cosméticos a “Treasured Locks” que é especializada em cabelos crespos e os chamados "black", além de cuidados para a pele negra.

Segundo o The New York Times, Tywana Smith, dona do site passou “14 meses em salões para negros em cinco cidades pesquisando temáticas para um futuro livro”. Tywana Smith “encontrou grande quantidade de química em produtos ditos no rótulo “sem química” e resolveu publicar uma lista com tais componentes.

Para mim a lista é até pequena em relação as inúmeras substâncias alergênicas, carcinogênicas...com certeza minha lista ficaria bem maior do que a dela. Mas acredito no seu posicionamento em relação ao natural, por isso resolvi publicar em forma de apoio a sua atitude contra condutas da indústria de cosméticos.

“LISTA DE COMPONENTES PERIGOSOS DE MUITOS COSMÉTICOS:

[De Treasured Locks adaptado por Site Mulher Digital]

- Uréia e Hidantoína: são conservantes que liberam formaldeído. O formaldeído pode irritar o sistema respiratório, provocar irritações cutâneas e acelerar as palpitações do coração. A exposição ao formol pode causar dores articulares, alergias, depressão, dores de cabeça, dores no peito, fadiga, perda de sono, tonturas e, até mesmo, otites. Pode agravar tosses e resfriados, e desencadear asma. Esses componentes são comuns em quase todas as marcas de cosméticos para pele, corpo e cabelo, antiperspirantes. ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Brasil) determina que todas as vezes que um produto tiver na usa composição a uréia em dosagens maiores de 3%, deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. A ANVISA proibe a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.

- Metil, propil, butil e parabenos: pesquisadores do Departamento de Biologia e Bioquímica Universidade de Brunel no Reino Unido realizaram um estudo e constataram que os parabenos são fracamente estrogênicos, ou seja, podem minimizar a ação do estrógeno e interferir no desenvolvimento e na reprodução sexual. Em geral, são usados como inibidores de crescimento microbiano e para prolongar a vida útil do produto.


- Petrolato e óleo mineral: presentes em muitos produtos para os lábios. Pode causar problemas na pele, como interferir na capacidade da “pele respirar”, inibe a capacidade da pele em absorver umidade e nutrição, “tampa” os poros. Para a pele é importante “respirar” para libertar as toxinas e causar envelhecimento precoce.

- Lauril sulfato de sódio (SLES/SLS): utilizado para aumentar a capacidade de espuma dos produtos, facilitando a penetração e dispersão do cosmético. Muito usado em xampus. Podem causar irritações oculares e provocar reações alérgicas. Penetra muito facilmente na pele e permanece nos tecidos por um período de tempo relativamente longo. Nos EUA foi proibido seu uso nos sais de banho. Penetra no corpo pela raiz do cabelo, absorvido especialmente pelos olhos. Pode provocar perda de cabelo, aumento da sensibilidade da pele, intensificação das reações alérgicas e desidratação da pele.


Cores sintéticas: Várias cores sintéticas são usadas para fazer um cosmético “bonito”. Exemplo: Cl 17200, Cl 15510, Cl 60730, Cl42053. Cores sintéticas podem ser agentes que causam câncer. Conforme consta no site, segundo um dicionário consumidores de ingredientes cosméticos, “ [...] muitos [pigmentos] podem causar irritação e sensibilidade na pele e ser absorvido”. A certificação é desconhecida e controversa. A maioria das cores utilizadas em cosméticos aguarda testes e/ou ainda não foram aprovadas, nem estudadas a segurança na sua utilização. Em estudos realizados com animais mostram que podem ser cancerígenos."

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br

www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com


Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

4 comentários:

  1. Eu achava que a uréia fosse um excelente hidratante. Ouvi dizer que é um componente natural da pele.

    ResponderExcluir
  2. Em outro artigo vou falar mais da Uréia e outros componentes.

    ResponderExcluir
  3. It іs not my first time to ρay a quicҟ visit tɦis site, i am visitinց
    thiѕ web site dailly and obtain ցood data from
    heгe every day.

    My blog :: derm exclusive consumer reviews

    ResponderExcluir
  4. Hello !

    I'm thankful for your visits and it's great to help you. Please, keep visiting us.

    Bye.

    ResponderExcluir