sábado, 22 de maio de 2010

Eflúvio Telógeno - Continuação

Dando sequência as alopecias temporárias ou transitórias...

As temporárias ou transitórias podem ser chamadas de Eflúvio Telógeno. Aqui estão alguns dos fatores desencadeantes para um Eflúvio Telógeno:

. Dieta pobre de certas vitaminas e sais minerais.
. Febre alta
. Doenças da tireóide
. Infecções
. Pós-operatórios de qualquer cirurgia
. Stress
. Medicamento
Entre outros...

O Eflúvio Telógeno ocorre cerca de 3 a 4 meses após o fator desencadeante, esse período de tempo faz com que a pessoa afligida não ligue o fato à sua queda de cabelos atual.

As tricoterapias e a manutenção adequada vão atuar de forma a estimular o aparelho pilo sebáceo a produzir novos fios, dando assim fim ao raleamento capilar.

Na próxima vamos falar sobre Eflúvio Anágeno.

Continua...

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

17 comentários:

  1. Uma dúvida que eu tenho: estou com este problema (efluvio telógeno) e recentemente tive pequenas descamações no couro cabeludo, algo0 como uma caspa bem suave, bem como alguma coceira. Esta pode estar sendo causada pelo efluvio telogeno?

    ResponderExcluir
  2. Olá, entenda que é difícil afirmar qualquer coisa sem antes realizar uma análise. Você não citou há quanto tempo ocorre seu “eflúvio telógeno” se é esse mesmo o seu problema. Não vejo relação com a coceira e a caspa, me parece mais uma alergia.

    ResponderExcluir
  3. COmo identificar se foi o caso de efluvio ou se é calvicie androgenetica?

    ResponderExcluir
  4. Olá Júnior, no caso de um Eflúvio Telógeno dentro de uns 4 meses os fios voltam a nascer, diferente de uma androgenética em que seu quadro vai aos poucos evoluindo.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se quando um pessoa tem efluvio telógeno todos os fios caem? E se voltam a nascer saudaveis mesmo?

    ResponderExcluir
  6. Olá Valéria,
    No caso do Eflúvio Telógeno alguns fios são levados de forma precipitada a queda. O que assusta, é o grande número de fios que caem aos tufos. Dependendo do caso, logo tudo volta ao normal, inclusive os fios, voltam a nascer saudáveis.

    Por isso é muito importante a consulta com uma profissional Tricologista Clínica que fará uma avaliação detalhada do caso. Onde será levado em conta, o motivo que ocasionou o Eflúvio Telógeno e há quanto tempo os fios estão caindo. Essa avaliação permite uma análise entre um Eflúvio Telógeno considerado normal, ou se estar avançando para um Eflúvio Telógeno Crônico.

    No caso da queda de todos os fios do couro cabeludo, já caracteriza uma Alopecia Areata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela resposta.
      Mais fiquei com uma dúvida sobre a Alopecia Areata, ela tem tratamento e cura ou não?
      Obrigada desde já.

      Excluir
    2. Olá Valéria, sinta-se a vontade aqui no blog, a sua participação é muito importante.

      No caso da Alopecia Areta, eu particularmente, tenho tido ótimos resultados aqui na Clínica Saúde Capilar, e mesmo com os tratamentos à distância de Alopecia Local, Total e até em Alopecia Universal. A Linha da Ervatto Fitoterápicos tem surpreendido.

      Excluir
    3. Muito obrigada pelas suas explicações.
      Estou passando pela fase mais complicada, tenho 17 anos e fico desesperada as vezes, meus fios caem e mesmo com o tratamento ainda continuam a cair. O médico já me disse que tudo voltará ao normal e que é normal a queda mesmo com o tratamento, só que mesmo assim gosto de absorver informações.
      Muito obrigada.

      Excluir
  7. Olá, boa tarde.

    Tenho 21 anos e ano passado tive anorexia nervosa, e durante esse tempo também tive um extremo momento de estresse. No momento voltei a me alimentar a 6 meses já, mas continuo passando por momentos estressantes, muita ansiedade, e depressão profunda.
    Sempre tive muito cabelo, e nunca tinha queda. Só que agora eles estão muitos finos… e quanto mais os vejo finos, acabo ficando mais nervosa e com medo de que ele não volte, e ele acaba caindo e ficando mais fino. Além de caspa, e também dores no couro cabeludo.
    Gostaria de saber se esses fatores poderiam ter contribuído para que meu cabelo ficasse desse jeito.

    Seria muita grata se pudesse me responder, e cessar um pouco de minhas preocupações.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Você me pergunta se o seu quadro de “momentos estressantes, muita ansiedade, e depressão profunda.” Poderiam ter “contribuído para que meu cabelo ficasse desse jeito.” A resposta é sim.
    O fio de cabelo é um termômetro do nosso corpo e reflete suas deficiências, desordens no externo também.

    A “caspa, e também dores no couro cabeludo” já apontam para uma inflamação no bulbo piloso, causando a queda de cabelo e lentidão na reposição dos mesmos.

    Entre em contato por e-mail para saber detalhes da Consulta Online. E recupere os seus fios.
    clinicasaudecapilar1@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Luzia,em janeiro desse ano de 2014 tive um reflugio telogenio onde muito cabelo meu caiu e ficou muito pouco,um dos motivos de mim me amar eram meus cabelos pois eu sempre tive uma vaidade muito grande,no periodo em que eles caiu devido a essa fase eu tinha cortado ele pra ele cresçer bem bonito,te faço uma pergunta eu tenho muito pouco cabelo devido ao reflugio sera que eu poderia usar o shampoo bomba que faz o cabelo cresçer? ou sera que nao e saudavel? agradeçeria se voce respondesse minha pergunta,beijinhosss =*

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Confesso que não entendi bem a sua frase e não sei a qual shampoo você se refere "sera que eu poderia usar o shampoo bomba que faz o cabelo cresçer?"

    No seu relato não está bem detalhado o motivo pelo qual o seu cabelo caiu. Meu conselho é que entre em contato comigo pelo e-mail, existem várias formas para você recuperar os seus cabelos mesmo estando em outro Estado através da Consulta Online ou mesmo através da compra de Fitoterápicos ricos em princípios ativos.

    Aguardo o seu contato.

    Luzia Couto
    Profissional Tricologista Clínica
    Iridóloga e Naturopata Capilar.

    luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
    www.clinicasaudecapilar.com.br

    Telefones:
    (21) 3703-9476
    (21) 8892-7251

    ResponderExcluir
  11. Respondendo a essa questão,pra deixa bem mais claro no começo desse ano de 2014 tive um efluvio telogeno muito grande,MOTIVO? pois bem eu não sei a demartologista disse que eu estava trocando de cabelo e que ia cair mesmo e ia parar,pois bem parou SO QUE...meu cabelo ficou pouco ralo e não acho ele mais o mesmo,o que eu queria saber e se tem como eu recuperar meus fios,eles vão nascer naturalmente? saudades imensas do meu cabelo rsrsrsrs e pra ele tenho toda paciencia do mundo so queria saber mesmo se ele volta ao mesmo volume de antes pois ficou triste a situação,obrigada pela atenção carinho e abraçosss!

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Existe sim a possibilidade de nascimento de novos fios. Mas entenda que é preciso estar correto o diagnóstico para um Eflúvio Telógeno, e se não há outros fatores desencadeantes.

    Meu conselho é que você entre em contato através do e-mail solicitando informações sobre a Consulta Online.

    Luzia Couto
    Profissional Tricologista Clínica
    Iridóloga e Naturopata Capilar.

    luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
    www.clinicasaudecapilar.com.br

    Telefones:
    (21) 3703-9476
    (21) 8892-7251

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Sou do sexo masculino e tenho 20anos. Estou no quinto mês de Roacutan, e de um lado da cabeça houve uma queda preocupante, já se nota até uma falha perto da entrada, mas só do lado direito. O outro permanece intacto. Percebi também que no local da queda descamava e coçava. Notei também o surgimento de cabelos brancos. O que poderia ser isso? Efluvio telogeno?

    ResponderExcluir
  14. Olá Henri, tudo bom?

    Para um diagnóstico correto, o mais indicado para você é a realização de uma consulta prévia, aqui na Clínica Saúde Capilar ou na modalidade Consulta Online. Daí sim, a indicação para mudanças de hábito capilar, alimentar e Fitoterápicos adequados ao caso.

    Entre em contato conosco pelo e-mail.
    luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br

    ResponderExcluir