sábado, 15 de maio de 2010

Calvície ou Alopecia?

Recebi alguns e-mails de pessoas que sentiram minha falta aqui no blog, o que me deixou muito feliz. Obrigada.
Agora vamos ao que interessa. Calvície ou Alopecia?

Calvície ou alopecia significa a perda de pêlos ou cabelos, total ou parcial, temporária ou definitiva, em qualquer região do corpo humano. A perda de cabelos gera grande insatisfação, podendo levar o indivíduo à alterações psicológicas e sociais.

As tricoterapias (tratamentos) para queda de cabelos são diferentes. Para cada caso encontrado de calvície, seguem mudanças de hábitos diferentes, bem como a manutenção adequada, dietoterapia específica, laserterapia, entre outros.

Várias são as causas para se desenvolver uma calvície. Homens, mulheres e até crianças sofrem com a perda capilar no mundo todo.

Adicionar legenda
A calvície ou alopecia pode ser temporária ou definitiva.

1 -  As definitivas também chamadas de cicatriciais, é um processo que leva a perda definitiva do folículo piloso. Um exemplo são as químicas capilares de alisamento, que penetram no couro cabeludo e atingem o aparelho pilo sebáceo. Por isso é de fundamental importância que o procedimento seja realizado por um profissional que saberá avaliar as condições do fio e couro cabeludo bem como realizar a pré e pós química. Sem os devidos cuidados o local pode apresentar ferimentos, tais lesões podem atingir locais delimitados ou todo o couro cabeludo, incapacitando-o de gerar novos fios de cabelos. Mas existem muitas outras.

Alopecia Areata, alguns especialistas tem como indicação absoluta e única a prótese de cabelo. Futuramente vou postar uma matéria sobre a Alopecia Areata.

Continua...



Luzia Couto
Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.

luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98892-7251
(21) 98347-3886

12 comentários:

  1. Por favor, como identificar um produto fitoterapico? Quais os óleos vegetais indicado em caso de queda? podemos fazer um shampoo?

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra...
    Um fitoterápico é basicamente feito de ervas e substâncias naturais, que ao longo do tempo não vão trazer danos ao cabelo ou couro cabeludo. Jamais deve conter silicone, óleo mineral, vaselina, corantes entre outras substâncias.
    São vários os óleos usados, tudo vai depender do tipo de queda e couro cabeludo apresentados na hora do diagnóstico.
    Receitas existem várias, o ideal é usar como falei componentes naturais, fuja de substâncias sintéticas.

    ResponderExcluir
  3. Ola, tenho 35 anos, sempre fiz tratamento para evitar a calvicie, tais como laser, argila etc. Tenho apenas uns entradas, o que ma fazia crer que estava conseguindo estabilizar a calvicie.
    Ha uns 3 meses, comecei a usar um tonalizante da biocolor e notei que a queda do meu cabelo aumento sensivelmente... de forma que abriu um buraco no meio da cabeça. Sera que isso é calvicie mesmo ou pode a perda ter sido causada pelo tonalizante? Usei ele duas vezes num mesmo mes... isso agrava? O cabelo nasce novamente? obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Bem, você não dá maiores detalhes sobre suas "entradas" nem quanto tempo faz o tratamento para calvície. Claro, que tudo depende da avaliação e vamos dizer, da extensão das "entradas" o que poderia levar maior tempo para o fechamento total das mesmas ou uma melhora, isso tudo somente depois de uma consulta.
    Entenda que em algumas situações se faz necessária uma avaliação do local dentre outras questões, mas vamos ver se consigo de forma on line te ajudar.
    A sua queda após o tonalizante "pode" ser uma quebra, já que você utilizou 2 vezes no mesmo mês, eu como profissional jamais faria e nem recomendo. Sem contar que não deve ter sido feita uma proteção de couro cabeludo e fios de cabelo. Mas digamos que seja uma quebra, a fibra capilar pode ter sofrido uma lesão rente, bem próxima ao couro cabeludo, por isso a aparência de "... um buraco no meio da cabeça..." No caso de uma quebra os fios irão nascer novamente.
    Até agora falamos de uma suposta "quebra de fios", mas pode sim de alguma forma ter desencadeado alguma patologia que está levando a queda, o procedimento realizado em tempo curto e sem a devida proteção colaborou com certeza para o agravo da queda, mas não posso afirmar que foi fator principal.

    ResponderExcluir
  5. Cara Luzia, eu fiz a aplicação com um intervalo de apenas uma semana. Notei que depois da segunda aplicação a queda foi maior. Não fiz proteção nenhuma, apenas aplicaram o "shampoo" na minha cabeça por 5 minutos. Segundo uma especialista que me examinou, a area atingida e exatamente por onde passa o sistema linfatico. Me disse que seria bom fazer uma terapia com Led e infrared. E depois aguardar a recuperação da area atingida. Acho que nao foi quebra, mas queda mesmo... Obrigado pela sua atencao!

    ResponderExcluir
  6. Luzia, estou meio desorientado... fui a um medico e ele me passou varios exames de ferro, magnesio, zinco. tireoide etc. Deu tudo normal... to muito ansioso com esse buraco enorme na minha cabeca... to fazendo umas sessoes de led, mas nao to sentindo firmeza na profissional... ela nao sabe me dizer o q aconteceu... diz q nao foi a tintura mas sim stress etc. O que vc me orienta a fazer... to me sentindo pessimo... aqui em fortaleza nao conheco um bom especialista ... a tintura pode ou nao ter causado isso? e a unica explicaçao que consigo achar... sendo ela, os cabelos crescem novamente? sou a mesma pssoa q postou os comentarios acima. Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Olá...desculpe-me pela demora.
    Que bom que deu tudo normal nos seus exames. Peço que entenda minha posição, não fica bem falar de um outro profissional, principalmente por que não estou acompanhando de perto o seu caso.
    Com relação a coloração ela pode sim causar uma queda. Veja que no seu caso foi aplicado 2 vezes quase que em sequência e sem proteção adequada. Caberia nessa situação uma análise interna do bulbo capilar para verificar se houve intoxicação, que levaria a uma inflamação e logo a queda. Já que não é possível, peça a um parente ou amigo que verifique seu couro cabeludo, uma análise visual ajudará a identificação de restos de pigmento, pois ficam colorindo o couro cabeludo por um bom tempo. Isso ocorre no caso de uma higienização incorreta, rápida, tempo superior ao indicado para permanência da coloração no couro cabeludo, dentre outros...
    Suspenda o uso de coloração até a melhora completa do quadro, digo, até que você veja que novos fios voltaram a nascer.
    Quanto ao stress colabora e muito para o desenvolvimento de uma queda. Principalmente se já instalada. As “entradas” que você mencionou anteriormente, como estão??? Houve melhora???Qualquer terapia tem seu tempo... Mantenha contato.
    Um feliz Natal e um Ano Novo de muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. na verdade faço uso continuo de quimicas em casa; e fasso muito uso de chapinha, meu cabelo sofre muito com isso. o q faço?

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    No caso de uma alopecia instalada tais procedimentos com o tempo só vai agravar o quadro.

    Aconselho você utilizar produtos fitoterápicos para proteção do couro cabeludo e fios de cabelos, estimular o crescimento do fios e combater a queda capilar.

    A Ervatto Fitoterápicos são medicamentos naturais com ótimos resultados. Visite nossa página.

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, fui a uma dermatologista que falou que não tem jeito: química causa queda. O produto que eu uso é tioglicolato de amônio que é permitido pela ANVISA. Não há nada que eu possa fazer para proteger o couro cabeludo? Faço o alisamento de 3 em 3 meses num salão bem conceituado, não pago barato, mas percebi que meu cabelo está um pouco mais ralo (faço há 5 anos). Além disso, fui na dermato que me indicou minoxidil e pantogar, não me pediu nem um exame, mesmo eu apresentando um histórico bem propício como mudança na alimentação, anticoncepcional e ficar quase um ano lavando o cabelo só uma vez por semana para economizar tempo (estou estudando para concurso). De qualquer forma, estou lavando o cabelo direitinho (dia sim, dia não) e tomando o pantogar. Não tomei o minoxidil, porque li a bula e achei meio estranho. Mas minha maior dúvida é a questão do alisamento. Ter que parar de alisar vai acabar com a minha auto-estima. =( O que posso fazer para o produto não entrar em contato com o couro cabeludo? O curioso é que a minha mãe pinta e alisa desde os 12 anos de idade. Ela usa tioglicolato também, mas ela não tem queda, acho muito estranho. E ela faz escova toda semana, já eu evito ao máximo, só em última instância, mesmo quando a raiz já está grande.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Fui na dermato e ela foi taxativa: alisamento causa queda de cabelo. Faço alisamento com tioglicolato de amônio, que é permitido pela ANVISA. Não há nada que eu possa utilizar para proteger o couro cabeludo? Faço o alisamento há 5 anos e percebi que meus cabelos estão ficando mais ralos. A dermato me passou pantogar e minoxidil 5%, mas ela não pediu nenhum exame! Mesmo eu apresentando um histórico de mudança alimentar, uso de anticoncepcional incorretamente e lavagem do cabelos uma vez por semana durantes meses (estou estudando para concurso e não queria perder tempo lavando o cabelo). Fico muito triste de ter que ficar sem alisar porque vai acabar com a minha auto-estima. Não tem nenhum produto que possa proteger o couro cabeludo, nenhuma técnica que proteja? Eu acho curioso que a minha mãe pinta e alisa o cabelo desde os 12 anos e não tem queda. Ela também usa tioglicolato e ainda faz escova toda semana, sem falta. Eu evito fazer escova ao máximo, só numa situação de emergência quando a raiz está gigantesca. Não é estranho?

    ResponderExcluir
  12. Olá Camilinha, tudo bom?
    Você me pergunta se existe um produto para proteção do seu couro cabeludo? Existe como proteger o seu couro cabeludo sim, diminuindo a ação danosa das químicas para alisamento que causam queda de cabelo e fios quebradiços.

    Abaixo um link onde falo sobre estes Fitoterápicos para proteção antes, durante e depois de processos químicos.

    http://belezamascomsaude.blogspot.com.br/2012/12/nada-como-se-ter-um-cabelo-liso-nao-e.html#links.

    Entre em contato comigo pelo e-mail: luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br e vamos começar o quanto antes o seu tratamento, ok?

    Luzia Couto
    Profissional Tricologista Clínica
    Iridóloga e Naturopata Capilar.
    www.clinicasaudecapilar.com.br
    luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br

    Telefones:
    (21) 3703-9476
    (21) 8892-7251

    ResponderExcluir