domingo, 24 de janeiro de 2010

A técnica correta de higienizar os cabelos

Existe uma grande dúvida quanto o que deve ser feito para ter cabelos bonitos e principalmente saudáveis. No dia a dia da Clínica Saúde Capilar observo que as pessoas não sabem higienizar seus cabelos. As dúvidas vão desde a escolha da manutenção diária até a forma de secagem dos fios.

Aqui vão algumas dicas na hora da higienização capilar.

Um problema que parece pequeno, mais afeta e muito o aparelho pilo sebáceo num todo, é a escolha do shampoo adequado.

Vamos as dicas:

-* O ideal é escolher um produto natural. Digo natural mesmo, não àqueles que se intitulam naturais. Os higienizantes (shampoo) fitoterápicos feitos com plantas medicinais e óleos vegetais promovem uma limpeza profunda, sem a necessidade de fricções fortes no couro cabeludo e fios de cabelos. Tais movimentos bruscos agridem, por isso faça movimentos leves.

-* Muita atenção, nada de deixar um pouco de produto nos fios com a intenção de mantê-los macios, você vai conseguir com o tempo é adquirir uma alergia capilar, se não, uma quebra de fios. Lembrando que somente os higienizantes (shampoo) são aplicados no couro cabeludo. Tudo muito bem enxaguado.

-* Outra dica é na hora de secar os cabelos, nada de esfregar com a toalha uma mão na outra, isso ajuda a quebrar um cabelo já fragilizado. O ideal é que você aperte com as mãos a toalha nos fios, para que seja absorvida toda água.

-* Um dos produtos que mais prejudicam os cabelos são os chamados sem enxágües, em sua maioria contém amônia que ressecam e quebram os cabelos. Nada de exageros.

-* Os homens adoram os produtos que dão aparência de fios molhados e fixação, como o gel. Mas cuidado, esse tipo de cosméticos contém na sua fórmula PVP/PVC e resinas plásticas que encapam o fio obstruindo o folículo. Resultado a médio e longo prazo? Falsas caspas, coceira e possível queda e quebra de cabelo.



A melhor dica fica por conta dos produtos da Ervatto Fitoterápicos que são cercados de todos esses cuidados, para que você e toda a sua família desfrutem sempre do melhor que as Plantas Medicinais podem oferecer. 



Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar. 

luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com


Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

10 comentários:

  1. Olá Luzia,

    uma dúvida: é bom usar shampoo anti-resíduos uma vez por semana?

    ResponderExcluir
  2. Olá,uma das diferenças do "shampoo" cosmético anti resíduo dos demais, é a quantidade de tensoativos que é maior, os sulfatos. Tem uma matéria sobre isso no blog. Meu conselho é não.

    ResponderExcluir
  3. Ola,Luiza adorei a explicacação sobre higienização,parece simples mas é serio.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luzia, de quanto em quanto tempo seria necessário esse tipo de higienização? ou você se refere à higienização como manutenção diária? gostaria que indicasse alguns produtos que promovam um higienização à base de ervas como voce citou. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mariana... Sim, a higienização a que me refiro é a diária, o lavar dos cabelos.
    Todos os Fitoterápicos que utilizo na clínica são a base de ervas e óleos vegetais, sem corantes, silicone, sal, queratina, vaselina....A erva por si só promove uma limpeza maravilhosa, sem agredir o ph do couro cabeludo. Tratando do fio e couro cabeludo com suavidade e cura.

    ResponderExcluir
  6. Sei, deve deixar os cabelos mais saudáveis mesmo! Mas exixitiria algum produto disponível no mercado que à base de ervas que não agrida tanto o cabelo?? Moro em Natal, não tenho como frequentar a sua clínica :(. Ou até mesmo uma receita pra sáude dos fios! Brigadão!

    ResponderExcluir
  7. Olá Mariana, entendo a distância, entre em contato comigo através de e-mail, acredito ter a solução para seu problema, ok???
    luziacoutolccf@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. OLÁ LUZIA, ADOREI SUAS DICAS BUSCO TRABALHAR COM PRODUTOS NATURAIS MORO NO PARÁ E VALORIZO MUITO NOSSOS PRODUTOS REGIONAIS TRABALHO COM UMA LINHA QUE SE CHAMA INSUMOS DA AMAZONIA JÁ CONHEÇO À DOIS (02) ANOS OS RESULTADOS SÃO BEM SATISFATÓRIO. BEIJOS

    ResponderExcluir
  9. OTIMAS DICAS.. NAO SABIA DISSO, MT OBRIGADA PELA SUA ORIENTAÇÃO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que você gostou das minhas orientações. Continue a navegar pelo blog, pois tem muito mais.

      Excluir