sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Os Cabelos Adoecem?

Nessa primeira etapa de Dúvidas Capilares vou falar sobre doenças, patologias que podem acometer os fios de cabelo. Não serão esquecidos couro cabeludo, hormônio, cigarro e álcool, stress...Enfim tudo que pode levar o couro cabeludo e o fio de cabelo a desenvolver alguma tricose. Como vocês podem ver ainda temos muito pra falar....Vamos lá...

Coloração, escova, secador, luzes, alisamento, ufa!!! Num primeiro momento esses procedimentos embelezam, e são fáceis de serem feitos em casa, você não concorda ??? Errado, tais procedimentos realizados sem a percepção diagnóstica de uma Tricologista, para avaliação real do fio, e realizada por profissionais de forma incorreta trazem sim sérios danos ao fio de cabelo. Sem falar que tais procedimentos se repetem por meses e anos...Mas os fios de cabelo podem ser afetados de tal forma que adoeçam?

Como qualquer outra área do nosso corpo, os fios de cabelo são sensíveis a certas ações químicas, físicas e mecânicas, e a prova de que sofrem com os excessos são fios fragilizados, porosos, quebradiços, sem vida....

Nosso próximo tópico será químicas de transformação e “shampoo” inadequado, até a onde podem deixar um fio doente.

Até...

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

8 comentários:

  1. Nossa. Muito informativo esse blog. Parabéns! Uma dúvida sobre a escova progressiva: quando a química da escova progressiva sai toda do cabelo, este volta a ser exatamente como era antes ou volta mais ressecado e quebrado?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, realmente o que ocorre são fios ressecados que o levam a uma futura quebra. Essa ideia de que a escova "sai" é errada, se for feita com Formol pior fica, pois ele encapa o fio deixando-o sem a mínima condição de absorver nada, nem as famosas hidratações feitas em salão.

    ResponderExcluir
  3. Luzia,
    colocar um pouquinho de bepantol líquido no creme de hidratação faz bem aos cabelos ressecados?

    ResponderExcluir
  4. Olá, as vitaminas são indicadas para o couro cabeludo, principalmente a hidrossolúvel, já a hidratação em creme suas moléculas são grandes o que dificulta sua penetração no fio.
    Nesse caso de cabelos ressecados o mais indicado é realizar hidratações líquidas contendo agentes hidratantes que vão repor a água e emolientes que suavizam e amaciam, nos fitoterápicos são os óleos vegetais

    ResponderExcluir
  5. Obridada pela informação. Então se em vez de bebantol, eu colocar um pouquinho de azeite de oliva irei melhorar meu cabelo ressecado?

    ResponderExcluir
  6. Olá, o ressecamento do seu cabelo pode estar envolvido em vários fatores, como: químicas, alimentação, distúrbio hormonal, maus hábitos capilares, enfim...Você precisa ter cuidado com certas receitas caseiras, o que é bom pra um, pode não ser tão bom assim pra você. Pois óleo em excesso com certeza trará outros problemas.
    O azeite tem seu poder terapêutico, sim. Contudo depende da dosagem, forma de aplicação e outros componentes que vão fazer parte da “sua” receita.

    ResponderExcluir
  7. Oi Luzia,

    aquele banho de creme feito no vapor é realmente bom para o cabelo ou por ser quente danifica? Ou você aconselha o banho de creme feito com uma simples toca de alumínio por alguns minutos? Qual o melhor método?

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse método acho ultrapassado além de ressecar os fios. Nas tricoterapias não utilizo touca de alumínio, pois os ativos penetram com muita facilidade devido a sua afinidade com a fibra capilar.

    ResponderExcluir