segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O Senhor Cabelo

Com você já leu muita coisa sobre queda de cabelos, o meu objetivo é fazer com que você conheça o outro lado desse aparelho pilo sebáceo.

Gosto muito desse texto que fala de forma lúdica sobre fragilidade e necessidades da fibra capilar.

“A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

Ao contrário do que muita gente pensa, o CABELO TEM VIDA. O SENHOR CABELO tem um ciclo, ele nasce, cresce e morre. Geralmente o SENHOR CABELO vive de 2 a 7 anos. Quando ele está em estágio embrionário, fica protegido pela oleosidade da glândula sebácea, que funciona como um ventre. Sua nutrição, quando embrião, é feita através da papila que absorve os nutrientes vindos através dos vasos sanguíneos.

Quando adulto, o SENHOR CABELO sempre precisa se alimentar e beber água. Sua alimentação vem através da glândula sebácea, que produz um óleo rico em nutrientes essenciais para que ele fique protegido de agressões externas e fique sempre saudável. Ele é tão inteligente que consegue absorver água do ambiente, por isso falamos que ele é hidrofílico.

O SENHOR CABELO precisa também de oxigênio para sobreviver. Este oxigênio vem através do sangue. O SENHOR CABELO é muito limpo, e não gosta de sujeira. Por isso, o couro cabeludo precisa estar livre de resíduos de cosméticos e caspa, para que ele possa respirar. Caso contrário, o SENHOR CABELO fica fraco e começa a cair. O SENHOR CABELO também é eletrizável, ou seja, carrega de eletricidade.

O SENHOR CABELO, quando mal cuidado pode ficar doente. Tricoptilose, tricorexe nodosa, tricoclasie, triconodose são patologias que podem adoecer o SENHOR CABELO.

O SENHOR CABELO não gosta muito de calor. Por isso, quando passa por processos danosos como escova e prancha, fica fraco, ressecado e começa a quebrar. Ele até que gosta de mudar de visual, mudar sua forma, sua cor, mas desde que ele esteja nutrido e preparado para passar pelo processo químico.

O SENHOR CABELO gosta tanto de seu dono que ele é o primeiro avisar quando o nosso organismo não está legal. Ele é um verdadeiro termómetro do que está acontecendo no nosso corpo. Quando o nosso corpo é acometido por doenças inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o SENHOR CABELO pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura. Evidencia, portanto, em primeira mão, as alterações invisíveis por outros sintomas.

O SENHOR CABELO indica para nós, em primeira mão, doenças como:

Anemia
Doenças cardíacas
Doenças renais
Doenças do fígado
Doenças gastro intestinais
Diabete
Lúpus eritematoso
Reumatismo
Leucemia
AIDS
etc

O SENHOR CABELO TEM VIDA. CUIDE DELE COM CARINHO, PRINCIPALMENTE DE SUA SAÚDE...”

O que você achou do texto? Ainda tem muito mais, acredito que para cuidar é preciso primeiro conhecer...


Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

Um comentário: