domingo, 20 de dezembro de 2009

Cabelo Asfítico (danificado)

O uso contínuo de qualquer substância química, sim, uma inofensiva transformação seja ela de coloração ou alisamento, pode prejudicar a saúde dos seus cabelos, podendo levá-los a adoecer.

Produtos cosméticos de transformação mesmo os mais modernos, contém substâncias fortes, que unido ao tempo, que muita das vezes se excede, técnicas que são utilizadas de forma incorreta, sem a devida proteção, isso e muito mais deixam os fios de cabelo fragilizado, e como ele reage??? Simples, adoece. E são várias as doenças que acometem a fibra capilar.

O termo “cabelo asfítico” é muito usado por tricoterapeutas e dermatologistas, para classificar aqueles cabelos que passaram por vários processos químicos de transformação durante muito tempo e acabou ficando danificado, com resíduos de produtos químicos no couro cabeludo e fios de cabelo e apresentam Ph Desequilibrado. Um cabelo asfítico pode apresentar várias patologias como: tricoptilose, triconodose, tricorrexe nodosa, tricoclasie, etc.

Um cabelo sensibilizado como este jamais pode ser recuperado com “shampoo”comum ou “cremes” de hidratação, ele precisa de substâncias que venham de imediato repor a água e o óleo perdidos, além de ativos naturais umectantes, regeneradores, cicatrizantes, entre outros, encontrados nos tricoterapicos.

A Tricologista Clínica ao realizar uma consulta saberá identificar a necessidade do seu fio de cabelo.

Produtos cosméticos encontrados no mercado oferecem somente silicone, queratina, óleo mineral, que ao invés de ajudar pioram ao longo do tempo um fio que já está lesionado.

Como vimos até agora, químicas das mais variadas e “shampoo” mal formulado, com agentes irritantes, alérgenos e substâncias que encapam o fio deixando-o hidrofóbico, fazem com que ao longo do tempo os fios de cabelo adoeçam.

Luzia Couto Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.
 


luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
www.clinicasaudecapilar.com.br
www.ervattofitoterapicos. blogspot.com

 

Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98347-3886
(21) 98892-7251

15 comentários:

  1. As máscaras de hidratação mais potentes não são capazes de repor alguns ingredientes em falta nos cabelos?

    Cumprimentos André

    ResponderExcluir
  2. Olá André, como você mesmo disse "alguns ingredientes", isso vale para os mais caros e baratos. Esse tipo de produto é desenvolvido com moléculas grandes, o fio tem dificuldades para total absorção.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta. É sempre bom informar-se com pessoas que sabem do assunto.

    Cumprimentos André

    ResponderExcluir
  4. Olá André, obrigada e seja bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir
  5. Já agora aproveito para lhe perguntar uma coisa. Tenho o cabelo um pouco danificado devido a ter feito desfrisagem e ter de usar todos os dias secador ( e por vezes alisador), o que devo fazer? Recomenda-me algum produto ( de preferência que exista em Portugal)?

    Cumprimentos André

    ResponderExcluir
  6. Olá André, o uso diário do secador está com certeza colaborando para danificar mais o seu cabelo, você também nem especificou se utiliza um protetor nos fios...Faça o seguinte entre em contato comigo pelo e-mail, acredito ter a solução para o seu problema. luziacoutolccf@gmail.com
    Estou viajando hoje a noite só volto na quarta (17/3) de manhã, onde estarei entrando em contato contigo novamente, ok???

    ResponderExcluir
  7. Ok muito obrigado. Entrarei em contacto. Já agora, sim uso protector térmico.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  8. Ola Luzia... meu nome e Erica, estou muito desacreditada com meu cabelo. Tenho uma quantidade bem grande de fios e eles são grossos, eles são cacheados. Por muito tempo mantive ele comprido e consiguia mante-lo ou com creme ou preso. Porem depois de uma tragica ´doideira´ passei muitos produtos não compativeis e isso me obrigou a deixalos curtos, de inicio axei que isso poderia deixa-los mais sedosos uma vez que ele estava curto. Entretanto só piorou, minhas pontas são tão resecadas qui claream muito e são bem mais grossas qui na raiz!! Me ajude,o que fazer?? Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Erica, o ressecamento dos fios vai além de uso incorreto de produtos cosméticos, que deve ser o seu caso.
    As químicas incompativeis de alguma forma "podem" ter ajudado a danificar o aparelho pilo-sebáceo gerando também o ressecamento.
    Como você pode observar muitas coisas envolvem um ressecamento, por isso a importância da consulta, onde são avaliados desde da sua alimentação até chegar a saúde.

    ResponderExcluir
  10. Olá Luzia
    O meu cabelo é fino, frágil e crespo. Há quase 5 anos parei de fazer relaxamento pois danifiquei muito o meu cabelo. Agora ele está totalmente virgem e faço hidratação à base de queratina todo final de semana em casa e uma vez ao mês no salão. A raiz do meu cabelo está ótima, mas do meio para as pontas está super ressecada. A minha cabeleireira recomendou o uso diário de reparador de pontas à base de silicone e manteiga de Karité, mas depois que li o seu post a respeito do silicone fiquei muito preocupada. Estou perdendo a credibilidade na minha cabeleireira. Como devo cuidar dos meus cabelos sem fazer uso de produtos químicos como para relaxamento por exemplo?
    Sou do Rio de Janeiro (capital), vi que vc é de São Gonçalo. Vc trabalha em algum salão específico?
    Desde já muito obrigada!
    Um bj

    ResponderExcluir
  11. Conforme pedido estarei respondendo por e-mail

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza passei por um corte quimico meu cabelo ta muito fragil,com muita ponta dupla e todo quebrado.Você pode me ajudar ?Vou deixar meu e-mail caso tenha visto esse comentario

    mari-1699@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Luiza, tive um corte quimico ha seis meses atrás e tenho uns 4 dedos de raíz virgem. Não cheguei a fazer o tratamento tricoterapico mas tenho muita vontade, apesar do meu cabelo já estar bem forte, porém tenho medo de alisa-lo novamente e acontecer algo na parte do cabelo que mantinha o produto que ocasionou o corte. O que vc me indica? Se achar melhor responder por e-mail o meu é dayne-s@bol.com.br.
    Obrigada, feliz Natal.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dayane,
    Obrigado pela sua participação aqui no blog.

    Já te respondi por e-mail.
    Feliz 2013!!!!!!

    ResponderExcluir