quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Silicone, consegue hidratar os cabelos? 2ª Parte

E como foi a pesquisa??? Você continua achando que silicone hidrata ou não??? Caso você não tenha lido a 1ª parte: Silicone, consegue hidratar os cabelos? Leia com certeza você irá se surpreender.

Algumas pessoas me perguntam o que vão fazer já que descobriram que silicone (e tantos outros produtos cosméticos que ao longo do tempo vou falar) é tão prejudicial aos seus cabelos??? É simples, ofereço outras alternativas.

*A quem possa interessar: O motivo do blog é levar informação, só que se condeno algum produto e aqui sou clara ao dizer o porquê, tendo base científica comprovada pra isso, mostro a toxidade, carcinogenicidade, alguns causadores de reações alérgicas, urticárias, quebra, dermatites de contato, queda, eczemas, entre outros...Fico então com o papel de alertar aos tricopacientes do perigo de certos “cosméticos” e como profissional da saúde não uso e nem recomendo “esses” produtos, devido a não trazer resposta ao que se destina. Trago nesse blog muito mais do que venda de produto, trago recuperação capilar munida de saúde.

Vamos voltar ao assunto, o silicone tem aparência de óleo mas não é, deixa resíduo nos fios e o shampoo até mesmo o anti resíduo normal, tem dificuldade de retirá-lo na hora da higienização. Somente uma limpeza química feita com produtos fitoterápicos tem condições de retirar o silicone dos cabelos. Por isso sempre que vou fazer uma tricoterapia realizo antes o procedimento de limpeza química dos fios, para retirada de qualquer resíduo de silicone e outras substâncias, assim o fio fica livre para absorver os princípios ativos naturais, que nos fitoterápicos vem em grandes concentrações.

Agora acredito que você já está pronto para me responder, qual a vantagem de usar o silicone??? Eu não vejo nenhuma. Vamos relembrar??? Encapa, resseca e desidrata os cabelos, é alcalino, deixa resíduo nos fios, não sai fácil dos cabelos na hora da higienização...Precisa mais??? Esse tipo de produto é encontrado em condicionadores, cremes sem enxágüe, cremes de hidratação e a lista não para.

Faltou responder o que faço para proteger e dá brilho aos fios antes e após a escovação dos cabelos, sem deixar resíduo no fio, é claro??? Uso o protetor térmico com hidratante e o doador de brilho, lembrando que ambos são livres de silicone.

Lembre-se, o fio de cabelo é como uma planta, tem vida e também precisa de água. O silicone impede o fio de absorver essa água tão necessária, devido a sua propriedade hidrorrepelente (resistência a água).

Na próxima silicone vegetal, verdades e mentiras.

7 comentários:

  1. Gostei mt dessa dica, mas , de mais informações de como tratar quedas e quais cosméticos usa e q tipo de massagem.
    bjs lu

    ResponderExcluir
  2. Olá, vou falar sim sobre quedas e seus vários tipos.
    Quanto as massagens, este vai ser tema para uma outra matéria.

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante os comentários sobre o silicone. Eu sinceramente me dou bem com silicones em geral, mas sou adepta de vários óleos vegetais também.
    Só uma ressalva: a analogia simplória com as plantas é equivocada. O fio de cabelo não é feito de células vivas (salvo o bulbo). A não ser que vc esteja se referindo a troncos (caules lenhosos). Ai sim fica um pouco mais coerente (mesmo assim as plantas tem sistemas condutores pró e a contra a gravidade para circulação das seivas, o que não existe no cabelo).
    Apesar disso, o fio de cabelo para ter aspecto saudável e maleável deve sim reter água em seu interior (por razões completamente diferentes das plantas é claro, rs).

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    O objetivo foi de forma bem simples, simplória mesmo, mostrar a necessidade da água para o fio de cabelo.
    Gostei muito da sua participação.

    ResponderExcluir
  5. bom o cabelo naum absorve soh agua do ambiente , absorve do a que ingerimos tb assim como as vitaminas e minerais por isso eh quem quiser um cabelo hidratado tem que ter o corpo hidratado , acredito que muitas outras químicas usadas hj daqui há uns anos vamos descobrir que faz mal ao cabelo. Nao existe produto perfeito todos tem seu defeito. Por isso acho que eh tão importante cuidar do corpo da alimentação e dos maus hábitos q temos pq o cabelo faz parte do corpo e reflete isso. Quanto ao silicone pode ''emcapar'' o cabelo mais isso naum significa que resseca descolorir resseca muito mais por exemplo. outra coisa hj em dia os cabelereiros faz escovas progressivas q blindam o cabelo isso sim é muitooo mais prejudicial que o silicone pq dura 3 messes no cabelo ou mais

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Concordo plenamente com a frase em que diz que a beleza vem de dentro.
    O Silicone é um produto hidrofóbico, claro que produtos para transformação, bem como, as "escovas progressivas" danificam muito mais.

    ResponderExcluir