sábado, 15 de agosto de 2009

Silicone, consegue hidratar os cabelos? 1ª Parte

Essa foi a pergunta da enquete, algumas pessoas até responderam que sim, acreditando que o silicone hidrata. Não fico surpresa já que existe no mercado “cremes para hidratação” com silicone. Só que essa enquete deixou algumas pessoas em dúvida, pelo fato de existir a possibilidade do “não”, não hidratar. Isso é bom, o blog foi criado para isso mesmo, levar o leitor a pensar.

Mas vamos lá, você já parou pra pensar se o silicone consegue realmente hidratar o fio de cabelo? O que usar para proteger e dá brilho aos fios antes e após a escovação dos cabelos, sem deixar resíduo no fio, é claro? Como reconhecer um produto contendo silicone na composição??? Você saberia responder???

Vamos por partes, toda essa onda envolvendo o uso do silicone se arrasta há tempos, não é verdade? Eu mesma nunca tinha parado pra pensar nessas e outras perguntas que fiz
no parágrafo acima. Sabe porque? Era costumada a aceitar o que a indústria cosmética me vendia como certo, sempre sem questionar. A mídia (visual e escrita) sempre com “profissionais” renomados (médicos dermatologistas e cabeleireiros) pagos por grandes empresas para concordarem com uso e incentivarem o consumo do silicone.

Essa de silicone hidratar é uma grande mentira, na verdade deixa o fio hidrofóbico, ele encapa o cabelo, não permitindo que o fio receba nada, serve de barreira contra a água (água essa) tão importante pro fio. Por isso o silicone é tão usado na hora da escova, ele encapa o fio impedindo-o de absorver água do ambiente, fazendo com que a escova dure mais. Pare e tente lembrar-se das pontas dos cabelos de suas clientes? E então??? Ressecadas e desidratadas, acertei?

Você pode estar agora se perguntando, mas como vou saber se o produto que uso tem silicone? Alguns claro, vem dizendo na frente do rótulo outros na composição, com os seguintes nomes: ciclometicone, dimeticone, amodimeticone, entre outros...Tudo que se refere a criar uma película, um filme protetor, pode estar certo de que esse produto contém silicone.

Na próxima semana eu continuo, aproveite esse momento e verifique os seus cosméticos, você irá se surpreender ao encontrar num mesmo produto vários tipos de silicone na mesma fórmula. E vale para produtos de marcas caras e baratas, viu?

Não esqueça de deixar seu comentário.


Luzia Couto 
Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.

57 comentários:

  1. Olá Luzia,

    gostei muito da sua matéria sobre o silicone para os cabelos. O triste é que hoje mesmo, comprei um silicone da marca niely gold chocolate que não é baratinho não. Agora já vi que não fiz uma boa compra. Você pesquisou isso sobre o silicone aonde? Ficaria muito grata pela resposta. E gostaria também de uma opinião sua sobre o uso de Arovit, aquela ampola de vitamina A, misturado em creme de hidratação. É bom para os cabelos? Agradeço desde já.
    Aline.

    ResponderExcluir
  2. Olá Aline, o que você está fazendo não é uma hidratação e sim, um banho de creme. Quanto a Arovit (vitamina A) em grandes quantidades é prejudicial e misturada ao "creme" tem difícil acesso ao couro cabeludo.
    Você me deu uma boa ideia, vou postar algo nesse sentido, a melhor forma de hidratar os fios de cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uso leite de silicone ja ter mais de 7 anos e achei q meu cabelo melhoro muito pois tenho cabelos muito secos diga pra mim qual o melhor creme de pentear ..obrigado

      Excluir
    2. Olá Brenda,
      Obrigado pela sua participação aqui no blog.

      Entenda, a maioria dos cremes para pentear contém corantes, amônia, etc, que ao longo do tempo deixam os fios ressecados, opacos e até quebradiços. Além de outros problemas no couro cabeludo.

      Você diz utilizar há mais de 7 anos o mesmo produto, um "leite de silicone" sem desenvolver nenhum desses problemas citados acima, por que mudar? O melhor creme de pentear é àquele que ao longo do tempo não prejudicam seus fios de cabelo e nem o seu couro cabeludo.

      Excluir
  3. Veja o que tem aqui:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091105041956AAZZAvr

    ResponderExcluir
  4. Olá Luzia Couto,

    vim aqui protestar. Coloquei uma pergunta no yahoo resposta, eu mesma respondi e lhe enviei o link com tudo o que escrevi para ver seu comportamento. Vc repondeu à pergunta alegando ser OUTRA tricoterapeuta e não a mesma, foi desonesta! Sabe o que eu acho? Vc pega uma parte da verdade enfeitada e coloco picotadas de mentira pra vender seu produto.Vc quer fazer seu produto se tornar mais confiável não é? Eu uso creme de pentear com silicone em meus cabelos a anos e eles são lindos. Não hidrata mesmo não, mas o efeito é bonito, os deixam brilhantes e macios. Quando lavamos o cabelo ele pode até não sair. Se não sair todo na primeira lavagem, sairá nas outras. Até mesmo uma hidratação com uma máscara da sua linha que é livre de ingredientes que "faz mal ao cabelo" deixará resíduos no mesmo. Ponta dupla, qualquer cabelo vai ter, usando ou não o silicone. Não acho que seja preciso tirar o silicone na rotina dos consumidores. Eu acredito que ele ajuda. Vc mostra prova científicas que o silicone é péssimo etc e tal. Mas ajuda em outros aspectos e a ciência deve provar. Protege o fio de cabelo. O que eu quero mostrar é que não gosto de ser enganada. Existem vários mentirosos na internet. E não estou querendo ofendê-la. Só acho que a melhor maneira de lidar com as pessoas é ser honesto com as mesmas.
    Ass.: Aline

    ResponderExcluir
  5. Aline, houve um erro de sua parte em supor que eu teria respondido em nome de outra pessoa, jamais faria isso.
    A Sandra e uma amiga Tricoterapeuta, que tambem tem um blog e faz um lindo trabalho em Belo Horizonte. Você pode conferir
    Sandrasantostricoterapeuta.blogspot
    Quanto a sua postagem não esqueci e vou emitir minha opinião. Estou feliz com o resultado do blog, que tem esse intuito, questionamento.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luzia Couto,

    me desculpe pelo equívoco.
    Não uso mais todos os meus produtos que contém silicone. Tenho um creme de pentear aqui que contém: "tocophenyl, acetate vitamin B, grape wine, phantenol, methylparaben, propylparaben, semi of lino, deionized water" Ele é um creme de pentear e defrizante sem enxague. Indicado para cabelos naturais, tintos e enfraquecidos da rayervas. Algum desses ingredientes são ruins para o cabelo? Se puder pode me responder no meu email para vc não ficar postando minhas dúvidas e enchendo sua página: tenho1gato@yahoo.com.br

    Agradeço desde já,

    Aline

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline, em resposta as suas dúvidas, não vejo utilidade das vitaminas contidas na fórmula quando aplicada nos fios de cabelos, sem contar na concentração das mesmas, que deve ter no mínimo 5% para ter algum efeito.

    ResponderExcluir
  8. nossa fiquei impressionada com essa matéria e ao mesmo tempo agradecida ,pois sempre usei reparador de pontas com silicone agora já parei com isso rsrsrs
    aproveito para fazer uma pergunta sem querer abusar,hidratar com barro minas e bio extratus é uma boa ?o q, vc me diz ou me recomenda?
    obrigado aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  9. Olá Vera, fique a vontade e seja bem vinda ao blog.
    Sobre suas perguntas, a hidratação jamais deve ser feita com creme, os produtos que você citou dê uma olhada no seu rótulo e verifique a presença de silicone, óleo mineral, corante, essência, entre outras substâncias que ao longo do tempo vão prejudicar a fibra capilar. Aqui na Clínica Saúde Capilar recomendo o Óleo Vegetal, que substitui perfeitamente o silicone.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei feliz em saber que não estou errada,cuido de cabelos,amo tudo que é sobre cabelo principalmence com a saúde dele,amei tudo o que voce descreveu,já sabia alguma coisa,fiz uma curso de TRICOLOGIA.bjs.

    ResponderExcluir
  11. ola!
    Comprei uns produtos da gama Gota Dourada, gostaria de saber a sua opinião sobre eles! Comprei mascara, creme de pentear e aquele milagre de alho que dizem fazer milagres no crescimento do cabelo!
    Acha que contem silicone e que pode danificas os cabelos?

    ResponderExcluir
  12. Olá Luíza, estou muito feliz por conhecer seu blog. Estou fazendo o curso a distãncia de terapia capilar pela escola Hospital dos Cabelos e estou ficando apaixonada pelo curso. Penso em fazer tricoterapia também.
    Um grande abraço,
    Claudia Vieira

    ResponderExcluir
  13. Olá Cacau...obrigada.
    Você deve conhecer também o blog tricoterapeutas on line. Um blog que não é vínculado a nenhuma escola. Alías, você deve ficar atenta aos cursos que estão sendo oferecidos no mercado, por exemplo o que fiz não recomendo a ninguém.

    ResponderExcluir
  14. Olá Luzia, agora estou em duvida sobre o hosp. do cabelo, vc é experiente na area, preciso de uma orientação. aguardo contato. Sandra

    ResponderExcluir
  15. Olá Sandra, deixei para maiores informações o blog tricoterapeutas on line, espero que entenda que esse blog não é o melhor veículo para esse tipo de explicações.
    *Lembrando que para ser um bom profissional um (único) curso apenas não basta. Minha história profissional vem de 5 anos de total dedicação.

    ResponderExcluir
  16. Olá Luzia, estou procurando informações sobre tratamentos ou produtos que ajudam no crescimento do cabelo, e parei em seu blog. Li rodos comentários e informações acima, e vi que o da Joana,ficou sem resposta, e creio que a pergunta dela é pertinente,pois já tive indicação de produtos como o Gota D'ourada que contém alho para o crescimento do cabelo.
    Um abraço, e fico no aguardo.
    Andréa.

    ResponderExcluir
  17. Realmente Andréa, aproveito esse momento para pedir a Joana que desculpe-me por não ter respondido à sua pergunta na época.
    Eu também cheguei a usar os produtos da Gota Dourada, toda a linha para queda e fortalecimento, hoje tenho uma visão diferente para recuperação capilar o que me distância de cosméticos, por isso não recomendo devido a adição de silicone, corante, entre outras...
    Observei que tais produtos também são indicados para seborréia e caspa, sendo que são patologias diferentes, um único produto jamais poderia atender adequadamente.

    ResponderExcluir
  18. olá luzia!tenho o cabelo cacheado e ele é muito ressecado gostaria de uma dica para combater o ressecamento do cabelo!desde já agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    Procure na sua cidade produtos para os fios à base de óleos vegetais, eles repoem a umidade perdida além de proporcionar hidratação, umectancia... Macadâmia, Cupuaçú e Castanha do Pará são boas opções.
    Trabalho aqui na clínica com estes e outros óleos com ótimos resultados.

    ResponderExcluir
  20. olá Luzia!gostaria que me informa-se se o óleo de azeite é bom para hidratar cabelos totalmente ressecados?

    ResponderExcluir
  21. O silicone (serum) que é usado nas escovas não é prejudicial para os cabelos porque sai com a lavagem... o que não pode é excesso na formulação de shampoos e condicionadores. O uso diário pode sim encapar os fios e impedir que eles recebam os nutrientes necessários.

    mas não se esqueçam este é o mesmo processo da escova progressiva e tantas outras químicas que existem por aí: blindagem, selagem, reposição de massa capilar, etc.

    O silicone não estraga o cabelo de ninguém, o que estraga é o uso indiscriminado e não adequado de qualquer produto.

    Beijos,
    Vanessa
    http://sisterscabeloseunhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Vanessa...
    Obrigada pela participação.
    Veja bem, não é próprio na fórmula do "shampoo" encontrarmos silicone e sim nos condicionadores.
    Silicone é silicone em qualquer produto, pois sua característica prevalece. Mesmo sofrendo algumas modificações, o chamado "serum" como você colocou.

    ResponderExcluir
  23. ADOREI nao moro no brasil, e nao entendo porque todas as brasileiras acham que silicone faz bem para o cabelo!Eu ja tinha me informado e agora sei ler melhor a composiçao dos produtos!por exemplo alem dos silicones fazem muito mal tambem: sodium laureth sulfate,amonium laureth sulfate esses sao muito presente nos shampoos, ou tambem parabenes (nao sei o nome em portugues) mas sao substancias que terminan com paraben...e muitas outras!A melhor coisa è comprar produtos biologicos e naturais!E claro nao fazer nenhuma quimica no cabelo!

    ResponderExcluir
  24. Olá Lary...
    Eu é que "adorei" e peço que envie um comentário, se possível, com substâncias que são usadas nos produtos cosméticos no País que você reside, gostaria de escrever uma matéria em cima do seu comentário, pois acredito que fora do Brasil as pessoas conheçam muito mais nossos óleos como Babaçu, Muru Muru, Andiroba, Castanha do Pará, entre outras do que nós mesmas.Fique a vontade para escrever.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde Luiza, gostaria de saber se o silicone capilar serve para baixar a raiz do cabelo?
    Faz um tempo que parei de usar um produto químico e meu cabelo ficou com a raiz muito cheia, e não posso mais usar o meu cabelo cacheado como eu quero, só com escova e já estou enjoada, queria poder usar meu cabelo cacheado novamente..
    será que pode me ajudar, obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá...
    O silicone não vai servir "para baixar a raiz do cabelo" como foi sua pergunta acima.
    Seu desejo agora é de utilizar os cabelos ao natural? Ótimo.
    Aplique nos cabelos pelo menos uma vez por semana produtos ricos em óleos vegetais, como: macadâmia, babaçu, cupuaçú...

    ResponderExcluir
  27. Olá Luzia,
    Meu nome é Isabel e sou angolana. Adorei ler sua matéria e meus parabéns.
    Luzia, tenho uma cabelo curto, seco e está danificado e ta quebrando de lado. de momento estou usando Aloe jojoba. será que é o adequado pra o meus cabelos? devo usar silicone?
    De-me uma dica por favor
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá Isabel...
    No ano passado recebi a visita de uma Angolana aqui na clínica para uma consulta. Fato esse que me deixou muito feliz. Um abraço ao povo Angolano.
    O uso de silicone irá piorar o quadro de quebra e ressecamento. Já os óleos de Aloe Vera e Jojoba não são os princípios ativos adequado ao caso.
    Indico aqui na clínica para casos de quebra capilar o Fortalecedor dos Fios e a Manteiga Nutritiva, ambos ricos em óleos vegetais e agentes umectantes, hidratantes, regeneradores e fortalecedores do fio de cabelo. Sem falar no percentual acima de 70% de princípios ativos.
    Entre como seguidora do blog e acompanhe as novas postagens.
    Caso deseje, você pode realizar a Consulta Online. Entre no nosso site e saiba mais...
    www.clinicasaudecpailar.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá...
    comprei aqui em Portugal uns produtos da marca Gota Dourada e queria saber se fazem mal ao meu cabelo. Comprei o shampoo para fortalecimento de cabelos (quimicamente tratados), máscara capilar para fortalecimento de cabelos e reparador de pontas com silicone. Estes produtos são bons?

    Obrigada
    Telma

    ResponderExcluir
  30. Olá Telma... Deixo bem clara a minha opinião aqui no blog a respeito de corantes e silicones. Acredito que se o seu cabelo está com problema de quebra não são essas substâncias, como: silicone, corante... é que vão ajudar a fortalecer a fibra capilar.

    ResponderExcluir
  31. oi luzia .meu cabelo ta quebradiço .uso guanidina
    o que faço pra ele ficar macio tenho cabelo afro
    obrigada alessandra

    ResponderExcluir
  32. Olá Alessandra...
    Uma das características da guanidina é o de ressecar os fios levando-o a quebra. Converse com seu(a) cabeleireiro(a) a possibilidade de aplicar nos fios sódio. Faça o teste de mecha.

    Uma outra sugestão é fazer "massagens" nos fios com Macadâmia, Babaçu...o resultado é ótimo.

    Caso não encontre produto natural na sua região entre em contato e conheça a Ervatto Fitoterápicos, é a linha de produtos utilizados aqui na Clínica Saúde Capilar.

    Boas Festas para você e sua famíla.

    ResponderExcluir
  33. oi, boa noite gostaria que vc falasse sobre a ação do colagino nos cabelos ( eu fiz uma hidratação caseira usando creme de ceramidas, Bepantol liquido, oleo de Argan , e colagino deixei 30 minutos meus cabelos ficara mais brilhosos )si possil responda no meu e-mail
    augustadepaiva@pop.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá Augusta...
    Com relação a ação do colágeno nos cabelos, eu prefiro e indico aos tricopacientes aqui da Clínica Saúde Capilar o uso interno do colágeno em pó, mas para conseguir totalmente os benefícios do colágeno é preciso consumi-lo diariamente na quantidade indicada na embalagem.

    É barato e prático, basta você dissolver o colágeno em pó no suco, na vitamina...É uma boa opção, além de ser facilmente encontrado no mercado e não ter contraindicação.

    Busque por produtos naturais para realizar as hidratações. O seu cabelo agradece.
    Uma boa noite...

    ResponderExcluir
  35. Olá, Luzia,
    Sera que podemos fazer em casa uma hidratação com efeito de salão, que alias são muito caras.Meu cabelo é liso e fino, portanto com muito frizz, já fiz varias hidrataçoes seguindo indicaçoes de sites, mas não obtive ainda um resultado 100% satisfatório, gostaria de uma dica.

    Grata

    ResponderExcluir
  36. Olá...
    Sim, basta ter em mãos os produtos certos e adequados ao seu fio de cabelo. Procure na sua cidade por produtos para os fios à base de óleos vegetais, eles repoem a umidade perdida, além de proporcionar hidratação, umectancia... Jojoba, Andiroba são boas opções.

    ResponderExcluir
  37. oi meu cabelo é crespo e tem muita quimica ...mas tou em duvida se deixo a tinta sair todo do meu cabelo... ou se continua a pinta so que com tonalizante...pq tou deixando sem pintar 4 meses e ele quebra bastante me ajude...por favor..bj

    ResponderExcluir
  38. Olá...
    Meu conselho é que você recupere primeiro a saúde dos seus fios.
    Suspenda qualquer tipo de procedimento, químico ou térmico. Dependendo do estágio de sensibilidade em que o fio chegou, e por quanto tempo, além de estar associado a outros fatores, um simples tonalizante, poderá piorar o quadro de quebra do seu fio.

    Outras dicas:

    -* Entre agora no blog da Ervatto Fitoteráicos e conheça o que há de natural para recuperação dos seus cabelos.
    Dia 21 de Fevereiro será postado os Lançamentos 2012, não perca as novidades!!!!

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    -* Para você que ama cuidar dos cabelos...Saiba tudo sobre fio de cabelo e couro cabeludo, sem sair de casa. Fique por dentro dos Cursos Online Livre Saber Mais.

    www.cursolivresabermais.blogspot.com

    -* A Clínica Saúde Capilar disponibiliza a Consulta Online caso more fora do Rio de Janeiro. Saiba mais no site

    www.clinicasaudecapilar.com.br

    ResponderExcluir
  39. preciso urgente de ajuda..........
    meu cabelo ta elastico,quebrando a toa...mal posso lava-los ta caindo muitooo to quase careca e nao tenho dinheiro para trata-los preciso de uma soluçao bem baratinha mais que seja eficaz...sabe de alguma receita mesmo que caseira para repor a massa? algum produto bom mais de preço acessivel?
    na minha cidadezinha nao acho nada assim...ajude me pelo amor de Deus.....(ellin)

    ResponderExcluir
  40. Olá Ellin...

    Você precisa utilizar a Linha Força e Proteção - Série U.T.I. (quebra - ph desequilibrado - stress térmico.

    Visite o blog da Ervatto Fitoterápicos e saiba mais

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Meu nome é Mírian.
    Gostei muito do seu blog, mas ao lê-lo surgiram algumas dúvidas.
    Como faço pra identificar um shampoo, condicionador, etc, totalmente livre desses componentes nocivos que você mencionou?
    Existe alguma marca além da sua que você indicaria?
    Aquela marca que vende por revistinha e tem aquela linha de shampoos e etc à base de ingredientes naturais (castanha, andiroba, cacau) é boa?
    Como fazemos para comprar seus produtos?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá Mírian, obrigada.

    Para sintetizar suas perguntas, leia sempre os componentes que fazem parte da fórmula do produto, isso vai ajudá-la a identificar a adição de corantes, óleo mineral, PVP/PVA, amônia, etc. De forma nenhuma esse tipo de produto, com essas substâncias, será indicado para tratar problemas capilares, mesmo um produto com "castanha, andiroba, cacau".

    Entenda que nem sempre o caro é melhor.

    Entre em contato conosco e visite a página da Ervatto Fitoterápicos e saiba mais sobre nossos produtos e a forma de compra.

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostaria de saber: todo creme sem enxague que contenha silicones: dimeticone e afins servem como protetor-termico para escova e chapinha?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Olá Elis...
    Seja bem vinda ao blog

    Até pode, pois sua estrutura é resistente a altas temperaturas. Mas sempre em conjunto com outros produtos.
    Aqui eu fiz menção ao silicone pós escova, servindo de "filme e barreira".

    ResponderExcluir
  45. oi luiza pode me ajudar vc entede bem de cabelos meu esposo tem alopécia areatra ja tratamos isso por muito anos e nada agora ele parou de tomar os medicamentos e começaram a nascer os cabelos

    tem alguma dica pra me passar
    pois é triste
    e a auto estima
    baixa d+
    ele num sai mas sem bone

    ResponderExcluir
  46. Olá...

    Entendo, porque vocês não apostam nos Fitoterápicos para o tratamento e epilação de novos fios?

    Tenho tido ótimos resultado aqui na clínica e nos tratamentos a distância com o Blend Areata Plus, veja no blog da Ervatto Fitoterápicos.

    www.ervattofitoterapicos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Passei um creme para pentear com silicone,não sabia e passei em cima do cabelo,já lavei várias vezes e não sai,nem com o shampoo anti-residuos,tá super oleoso,oq EU FAÇO,ME AJUDEM !

    ResponderExcluir
  48. Vi que você iria criar um post de como hidratar melhor o cabelo... Ele existe?
    Obrigada.

    Fernanda

    ResponderExcluir
  49. Olá Fernanda,
    Obrigado pela sua participação aqui no Blog "Beleza mas com saúde".
    Ainda não. Mas você me deu uma ótima ideia para um novo post.

    ResponderExcluir
  50. boa tarde... o produto a Linha Força e Proteção - Série U.T.I. (quebra - ph desequilibrado - stress térmico. é o mesmo que complexo uti intense? meu cabelo esta quebrando muito, esta elastico e a ponta fica eletrizada. qual deria utilizar?
    Fernanda

    ResponderExcluir
  51. Olá Fernanda,
    No seu caso a linha indicada é a Linha Fito Força e Proteção - Série U.T.I.
    A linha Série U.T.I. foi elaborada para fios quebradiços. É composta do Fortalecedor dos Fios, do Complexo U.T.I. Intense e do Fluído Vegetal.

    ResponderExcluir
  52. Ola!! Eu estava pesquisando e , realmente, o silicone não hidrata mas protege o cabelo em situaçoes tipicas de verao. Como por exemplo banho de piscina.. Que possui muito cloro. O silicone é de grande ajuda pra nao estragar o fio!

    ResponderExcluir
  53. boa tarde, meus cabelos ja estao virgens a mais de dois anos pois n encontrei nada q o fizesse parar de cair, ja fiz tratamento ate com os produtos bioextratos, eles quebram ou caem ate em passar os dedos para hidratar com condicionador, ao pentear, enfim so q nao diminuem a quantidade alem disse sao finos e armados, quando sujos ficam cacheados nas pontas e quando limpos ondulados armados e me indicaram usar leite de silicone de 15 em 15 dias com ante residuos, ele e oleoso so q a oliosidade n esta descendo p as pontas e sofro com caspa me ajude o q posso usar para ter cabelos domados e soltos

    ResponderExcluir
  54. Olá Anisnéia, tudo bom?
    Eu te aconselho a fazer uma consulta, esta pode ser na modalidade Consulta Online, para um diagnóstico correto do seu caso.

    Entre em contato conosco pelo e-mail. luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br

    ResponderExcluir