domingo, 12 de julho de 2009

Profissão: Tricologista Clínica

Esse com certeza será um blog diferente, ou igual a poucos....

Nesse primeiro contato vou falar um pouco da minha visão como Tricologista Clínica a respeito de tratamentos e cosméticos. Alguns assuntos aqui abordados com certeza farão com que vocês me questionem, e muito.

Como tratar sem conhecer?

As patologias e tricoses que acometem o couro cabeludo e fios de cabelos são várias, se o profissional não tiver conhecimento na Tricologia, que abrange algumas especialidades da área médica, vai se ver perdido, sem saber identificar e formular o melhor tratamento.

As tricoterapias (tratamentos) devem ser personalizadas, e jamais feitas com “kits prontos” que tentam atender a todos os clientes do  Salão de Beleza.

Hoje ao indicar algum produto para um tricopaciente, penso antes nos riscos envolvidos pelas substâncias sempre tão nocivas, que estão lá na fórmula. Quase tudo que se acreditava fazer bem, sempre colocado pela mídia dessa forma, na realidade não passam de veneno, silencioso, que penetra aos poucos, a cada "lavagem" ou tratamento capilar.

A mídia trabalha com os menos informados, usando comerciais com mulheres de cabeleira vasta, muito brilho e crescimento saudável. Será?

Nem os chamados ”naturais” o são de fato. Em vários cosméticos da moda pode-se encontrar componentes como os corantes, as fragrâncias e o óleo mineral, tão nocivos ao couro cabeludo e aos fios que impregna-os, deixando os fios hidrofóbicos (encapados) e com resíduos. Como dizer que produtos assim são naturais e indicados, principalmente, para a tricoterapia?

São produtos derivados do petróleo, produtos confirmados pela ciência como carcinogênicos, causadores de reações alérgicas, urticárias, dermatites de contato e eczemas.
O mercado não oferece nada além de cosméticos para o nosso desespero. Esse mesmo "mercado" tão preocupado com a saúde dos cabelos, não é verdade?!? Essa é a realidade geral dos cosméticos de hoje: impróprios para o uso.  

Eu vejo tudo como uma mentira só, produto, comercial... Chegou-se ao ponto de não se ter pra onde correr.


Foi a hora de acreditar nos estudos científicos da Fitoterapia e buscar soluções naturais. Foi assim que nasceu a Ervatto Fitoterápicos, produtos que são na verdade medicamentos a base de plantas medicinais, com essa preocupação em tratar e não a de causar outra patologia.

Tenho a maior preocupação a frente da Ervatto Fitoterápicos na escolha das matérias primas, formulação e manipulação de cada produto que são elaborados com substâncias naturais, sem corantes, metais pesados, queratina, entre outros.

A mudança no meu trabalho se deu aos poucos. Como vocês também questionei e fui pesquisar ainda mais para achar as verdades escondidas. Hoje trato dos cabelos, não faço maquiagem. Desenvolvo meu trabalho com muita seriedade e respeito por mim, como profissional e para com meus tricopacientes, que vêem em mim uma profissional da saúde.



Luzia Couto
Profissional Tricologista Clínica
Iridóloga e Naturopata Capilar.

luziacouto@clinicasaudecapilar.com.br
Telefones:
(21) 3703-9476
(21) 98892-7251

8 comentários:

  1. Ótimo ter um profissional como você que se preocupa não só com a saúde de nossas madeixas, mas também com nossa saúde... Realmente é uma raridade encontrar um profissional que realmente trata os problemas capilares ao invés de maquiá-los por ser uma maneira mais fácil e rápida de ganhar dinheiro! Parabéns Lú, pelo seu profissionalismo e obrigada por cuidar de nós! BJS de sua fã nº 1; Tati.

    ResponderExcluir
  2. Amiga tou aqui , cheguei agora me aguente com as perguntas , Primeira : vc pode vir a Curitiba para alisar definitivamente meus cabelos?
    Confio só em vc pra isto.
    Bjssss TE AMO
    Sucesso minha querida !!!!

    ResponderExcluir
  3. MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO BLOG. MUITO IMPORTANTE VOCÊ ESTAR CONSCIENTIZANDO AS PESSOAS.
    BEIJOS
    MAÍSA

    ResponderExcluir
  4. Acreditem ser Tricoterapeuta e fazer a coisa certa é tarefa difícil, e como consigo??? Dedicação e amor pelo que faço.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,

    Meu nome é Raphael, tenho 24 anos e encontrei esse site atraves de buscar para resolver meu problema. Há 10 anos atras ultilizei reinteradamente um alisante chamado Hair-life. Como tinha cabelo curto deixei muito tempo exposto meu couro cabeludo com a quimica do alisante. Desde então meu cabelo cai e tenho imflamções capilares. Estou cheio de falhas e sinto dores nessas iflamações, ja fui em varios dermatologista, fiz inflitrações no couro cabeludo, mas não me adiantou nada. Peço por gentileza que me ajude, não sei mais o que fazer!!!

    Parabens pelo site.

    e-mail: raphael.ws25@hotmail.com
    Raphael

    ResponderExcluir
  6. E ótimo acompanha essa profissional ... O seu blog e ótimo e excelente.. Você vem sempre resolvendo os meus problemas .. Capilares ne.. Beijos e tudo de bomm

    ResponderExcluir
  7. E ótimo acompanha essa profissional ... O seu blog e ótimo e excelente.. Você vem sempre resolvendo os meus problemas .. Capilares ne.. Beijos e tudo de bomm

    ResponderExcluir
  8. Olá Danillo,
    Estou muito feliz com o seu comentário. Eu é que agradeço os elogios.

    ResponderExcluir